Data e horário: 18/05/2010 das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas
Número de presentes no encontro: Matutino (11 professores),
Vespertino (09 professores);
Professoras-formadoras: Elizabet, Juliana, Leandra e Olandina
Tema de Estudo:
Ensinar e Aprender Línguas Estrangeiras: ênfase na abordagem e atividades comunicativas
1. Objetivos:
• Refletir sobre abordagens de aprender e ensinar língua inglesa – elementos pertinentes ao processo;
• Ponderar sobre o ‘ser professor’ analisando diferentes tipos de professores propostos por Almeida Filho (2000);
• Desenvolver atividades comunicativas conjugadas com princípios da criticidade e reflexão.
2. Pauta:
• Boas vindas de todas as professoras formadoras
• Informes gerais: divulgação de eventos e de publicação (SANTOS, Leandra I. Seganfredo. Formação docente e prática pedagógica: o professor e o aluno de língua estrangeira em foco. Calidoscópio, v. 8, n. 1, p. 49-64, jan/abr 2010)
• Leitura compartilhada: “A Teacher for All Seasons” de Joanna Fuchs
• Leitura e discussão dos textos:
1) Alguns tipos de professores de língua estrangeira que podem ser encontrados atualmente em nossas escolas (Almeida Filho, 2000).
2) Ensinar e aprender uma língua estrangeira na escola (Almeida Filho, 1993).
3) Para soltar a língua (Bibiano, 2010).
• Desenvolvimento de atividades comunicativas a partir de materiais audiovisuais.
3. Atividades desenvolvidas:
• Leitura e compreensão do poema “A teacher for all seasons”
• Discussão dos textos:
1- Alguns tipos de professores de língua estrangeira que podem ser encontrados atualmente em nossas escolas (Almeida Filho, 2000)
2- Ensinar e aprender uma língua estrangeira na escola (Almeida Filho, 1993)
3- Para soltar a língua (Bibiano, 2010).
• Desenvolvimento de atividades comunicativas com os docentes presentes:
1- Describing the landscape (Descrever a paisagem): textos, questões etc – orais e escritos;
2- Brinquedo cantado: “Punchinelo”
4. Referências Bibliográficas:
ALMEIDA FILHO, J. C. P. Dimensões Comunicativas para o Ensino de Línguas. Campinas, SP: Pontes, 1993.
BIBIANO, B. Nova Escola. Maio de 2010. p. 52-54.
Nenhum comentário:
Postar um comentário